Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galbuliformes
Família: Bucconidae
 Horsfield, 1821
Subfamília: Bucconinae
 Horsfield, 1821
Espécie: N. rubecula

Nome Científico

Nonnula rubecula
(Spix, 1824)

Nome em Inglês

Rusty-breasted Nunlet


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Macuru

O macuru é uma ave da ordem Galbuliformes da família Bucconidae, também chamada de freirinha-parda.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) nonnula = diminutivo de nonna = freira, pequena freira, freirinha; e de rubeus = espinheiro, espinho; e -cola = morador, habitante. ⇒ Freirinha habitante do espinheiro.

Características

Mede 14 centímetros de comprimento. Partes superiores marrom-acinzentadas; faixa supraocular brancacenta; peito pardo-acinzentado; abdome cinzento; bico relativamente fino e curto.

Subespécies

Possui sete subespécies:

(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Alimenta-se de insetos e suas larvas e pequenos artrópodes.

Reprodução

Para nidificar cava uma galeria em solo acidentado ou barrancos, dando em uma câmara incubatória que é forrada com um pouco de capim e folhas secas, onde põe 2 a 3 ovos brancos e brilhantes. Nidifica também em ocos de árvores.

Hábitos

Vive no meio da mata, no estrato médio. Habita matas de terra firme, matas de várzeas, matas ciliares, bordas de matas secas, matas secundárias e bambuzais. Encontrado solitário ou em pares, sendo calado, passando facilmente despercebido. Acompanha bandos mistos. Quando molestado bate a mandíbula.

Distribuição Geográfica

Ocorre da Venezuela aos rios Negros, Juruá e Tapajós, Goiás, leste do Brasil ( de Minas Gerais e Bahia a Santa Catarina; também no Piauí e Maranhão, Paraguai e Argentina ( Missiones ); Também no Suriname, Amapá e norte do Pará. Status de conservação: LC ( IUCN ).

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos